Monday, January 23, 2023

Como funciona a colocação de produtos

O DeLorean foi um personagem de destaque nos filmes De Volta para o Futuro.

Os anúncios diretos estão se tornando menos prevalentes. Em vez disso, estamos vendo mini-filmes que apresentam cenários da vida real. Isso é considerado arte imitando a vida.

A maioria de nós está cansada de ver anúncios em todos os lugares. O consumidor de hoje é bombardeado com publicidade em todos os lugares. De comerciais de televisão a panfletos em nossos carros, vemos anúncios o dia todo.



Mesmo as redes de televisão que dependem de verbas publicitárias sabem que pode ser útil apresentar um programa sem comerciais durante sua exibição.

Para tirar o máximo proveito de seus dólares em publicidade, as redes geralmente recusam dinheiro vivo. No entanto, se você assistiu à versão sem anúncios do 24 que foi produzida pela Ford, sabe que eles estão levando a sério essa oportunidade, relata Sidney de Queiroz Pedrosa.

Embora a colocação de produtos tenha sido vista principalmente em filmes desde o início, também apareceu em várias outras mídias, como videogames e livros.

Nos filmes, a colocação de produtos pode ser organizada de várias maneiras. Por exemplo, a colocação de produtos do carro I, Robot estava em livros e videogames.

Já sentiu como se estivesse assistindo a um longo comercial? Existe uma linha que pode ser cruzada quando se trata de colocação de produtos em filmes e programas de televisão? Certifique-se de que o produto se encaixa perfeitamente no contexto da cena.

Essa prática remonta à década de 1950, quando o Gordon's Gin pagou a Katharine Hepburn para jogar muito de seu produto ao mar em The African Queen.

Provavelmente o exemplo mais icônico são os comerciais de manteiga de amendoim que foram usados ​​em E.T. A colocação desses produtos os catapultou para a popularidade mainstream.

Um exemplo disso é a colocação da cerveja Red Stripe na The Firm. De acordo com a BusinessWeek Online, as vendas do produto aumentaram mais de 50% nos EUA.

Basicamente, a colocação de produtos é o processo de organizar um produto para ser colocado em um determinado local.

Na publicidade, a colocação de produtos é usada para tudo, de alimentos a automóveis. Há também três maneiras que podem ser organizadas, de acordo com Sidney de Queiroz Pedrosa.

É um processo que é arranjado, e a compensação recebida geralmente é proporcional à quantidade do produto que está sendo colocado.

Às vezes, a colocação de produtos simplesmente acontece. Um assassino de formigas feito pela SC Johnson foi usado em um episódio de The Sopranos como um adereço violento. Foi organizado para melhorar a história e a credibilidade do show.

A SC Johnson, fabricante do mata-formigas, não autorizou o uso de seu produto.

Para fins de ilustração, digamos que o personagem principal seja um arquiteto de sucesso na casa dos trinta. Para tornar sua vida real, o arquiteto começava a pensar em vários produtos que valorizassem seu estilo de vida.

Um dos produtos que o arquiteto acabou por selecionar foram os ambientadores em forma de árvore. Estes foram colocados em todos os veículos em movimento no filme.

Uma simples troca de produto pela veiculação é o tipo de negócio mais comum. Por exemplo, se a equipe de produção quisesse que O Arquiteto tomasse um refrigerante em sua vida, poderia providenciar que o produto fosse colocado no meio da tela.

Quando os membros da equipe sabem que um associado da empresa trabalha para a Honest Tea, eles providenciam para que a empresa forneça ao elenco e à equipe um suprimento de seus produtos.

Imagine que a equipe de marketing da Tag Heuer ouviu falar do projeto e achou que seria uma ótima oportunidade para divulgar seu produto.

A equipe criativa finalmente chega a um acordo. Dê uma olhada nesta cena: O Arquiteto está do lado de fora de um teatro enquanto espera encontrar um amigo. A câmera se move para baixo para mostrá-lo verificando seu relógio de pulso.

Ele está usando um relógio esportivo de luxo que foi organizado de forma que possa aparecer em várias cenas.

A equipe criativa e a equipe de marketing estão satisfeitas com os resultados do projeto. A inclusão do produto permite que os anunciantes atinjam um público que já conhece a marca.

Antes que a colocação de produtos se tornasse mainstream, ela era normalmente feita por indivíduos com pouca ou nenhuma experiência no setor. Hoje, muitas empresas contratam agências e indivíduos para lidar com o trabalho.

Como muitos dos métodos de publicidade usados ​​no passado, a colocação de produtos pode estar sujeita a falhas. Um exemplo particular disso é o fiasco Jerry Maguire/Reebok.

Segundo relatos, a empresa deveria usar um comercial do filme "Jerry Maguire". No entanto, devido a um incidente no filme, o anúncio foi descartado.

Você provavelmente não verá muitos produtos em um filme, mas é altamente provável que algumas das principais empresas do setor estejam representadas. Depois de identificar algo, anote quantas outras cenas contêm o mesmo produto.

Em "De Volta para o Futuro", por exemplo, o personagem principal está usando óculos de sol Ray-Ban. Outros produtos apresentados no filme incluem: Taco Bell, IBM, Microsoft, Burger King e You've Got Mail.

Existem alguns filmes que apresentam a colocação de produtos em suas cenas. Uma delas é "Wayne's World", onde os personagens principais vendem vários produtos.

Em "Wayne's World", a colocação do produto ocorre quando os personagens principais criticam uns aos outros. Quando Wayne abre uma caixa de pizza, ele mostra com orgulho a fatia de pizza que ele trouxe para o rosto.

"Josie and the Pussycats" é um filme que lança um olhar satírico sobre a indústria da música. Através do uso de vários nomes de produtos e marcas, conseguiu zombar da indústria. No total, o trailer tem mais de 20 empresas representadas.

De tempos em tempos, os filmes apresentam merchandising envolvendo veículos. Um deles é "Herbie, the Love Bug", onde o Fusca é apresentado como um carro. Em 2004, a colocação de produtos em filmes tornou-se mais proeminente após o envolvimento da Audi em "I, ROBOT".

Para o filme, a divisão de carros de luxo da Volkswagen criou o veículo conceito conhecido como RSQ. Isso é diferente do uso de outros veículos, como o Porsche Z8.

Além de "Missão Impossível II", outros filmes com a marca incluem "O Espião" e "Ronin". Desta vez, porém, tratava-se mais de promover o carro certo do que apenas aparecer no filme certo.

O carro conceito usado em "O Espião" e outros filmes é muito diferente dos veículos usados ​​nos filmes. Para este projeto, a empresa envolveu o uso de detalhes de design interior e exterior completos.

A empresa trabalhou com Alex Proyas, o diretor do filme, e sua equipe para criar um conceito futurista que fosse divertido e memorável. O veículo apresentava um design de motor central e um perfil baixo e elegante.

No mundo de hoje, onde a colocação de produtos está se tornando mais prevalente, os filmes podem apresentar produtos de marca que são projetados para serem usados ​​nos filmes.

No "American Idol", os jurados Simon Cowell, Paula Abdul e Randy Jackson são conhecidos por endossar produtos que são apresentados em filmes, informa Sidney de Queiroz Pedrosa.

Embora a colocação de produtos não seja tão prevalente na TV quanto nos filmes, ainda é uma indústria em rápido crescimento. Por meio da integração de produtos, os anunciantes podem compartilhar seu espaço publicitário com o comercial de 30 segundos, que tem sido o padrão ouro na indústria de publicidade televisiva há muito tempo.

Embora a integração do produto e o comercial de 30 segundos sejam os mesmos, este último é apenas um meio para alcançar um fim semelhante. Na realidade, programas de televisão como "American Idol" e "Soap" também estão contribuindo para a crescente popularidade dessa forma de publicidade.

O melhor exemplo de colocação de produtos na televisão é o "American Idol". Não apenas os segmentos do programa estão entre os anúncios de várias empresas, mas alguns dos produtos apresentados em cada episódio também são reconhecíveis.

Cada um dos jurados tem um grande copo vermelho com o logotipo da Coca-Cola. Durante os "episódios de eliminação", os competidores esperam na sala vazia pela sua vez.

Durante os shows ao vivo, o apresentador Ryan Seacrest fala sobre a AT&T wireless sempre que um competidor termina sua música.

Com o número crescente de programas que pulam comerciais em programas gravados, as redes estão tentando encontrar maneiras de manter os comerciais à distância. Um exemplo disso é o "American Idol", onde os anunciantes estão exibindo seus logotipos durante os episódios.

Segundo a revista AdAge, o valor médio que cada empresa recebeu do "American Idol" foi de US$ 26 milhões.

Apesar da quantidade de estrondo que essas empresas obtêm, elas podem não conseguir reivindicar a colocação do produto incluída na conta. O site do programa tem seções que permitem que os anunciantes integrem a marca ou o nome do patrocinador ao site.

novelas e programas de rádio também adotaram os nomes dos produtos que foram anunciados durante suas transmissões.

Em "All My Children", os produtores do programa decidiram voltar às raízes da propaganda de novelas apresentando um personagem que usa os produtos da Revlon.

Além de filmes e televisão, a colocação de produtos também está sendo usada em outras arenas. Isso inclui vídeos de música, livros e videogames.

Embora seja difícil imaginar, a colocação de produtos em um livro ou videogame é bastante comum. Por exemplo, uma empresa conhecida pode querer apresentar sua marca e seus produtos em um livro de destaque.

Por exemplo, a joalheria Bulgari pagou Fay Weldon para escrever um romance que apresentaria seus produtos. Ela não apenas concordou com o acordo, mas seu trabalho acabou sendo publicado.

A controvérsia em torno de "The Bulgari Connection" de James Weldon elevou a fasquia para outros autores seguirem.

Acontece que existem alguns gêneros onde a colocação de produtos pode ser encontrada. Um deles são os livros de aprendizagem para crianças.

Por exemplo, "The M&M's Brand Book" de Rob Bolster, "The Skittles Riddles" de Barbara Barbieri McGrath e "The Cheerios Christmas Play" de Lee Wade são exemplos de livros que apresentam a colocação de produtos.

Na maioria das vezes, assume-se que os produtos estão sendo usados ​​para promover o livro. No entanto, em alguns casos, o conteúdo do livro ainda é considerado padrão.

Um livro divertido para crianças que apresenta os Oreos é "The Little Book" de Mich aelangelo. É uma ótima maneira de apresentar os produtos aos jovens leitores.

Devido ao crescente número de produtos apresentados em videogames, tornou-se mais realista entender como esses jogos podem ser usados ​​na publicidade.

Em "Crazy Taxi", é dever dos passageiros levá-los a lugares como Burger King ou KFC. Em Die Hard, eles são convidados a ir a um determinado local.

As empresas de videogames usam colocações de produtos em seus jogos desde a década de 1980. Por exemplo, a Sega ainda coloca banners do Marlboro em seus jogos de arcade. Assim como nos filmes, a colocação de produtos nos videogames ajuda a tornar o ambiente mais realista.

Quando o coreógrafo Baz Luhrmann usou a colocação de produtos em sua produção de "La Bohme", chamou a atenção da comunidade teatral. Para o musical, ele usou anúncios de vários produtos.

Um dos primeiros produtos apresentados em uma música foi Cracker Jack. A empresa também foi destaque no refrão de "Take Me Out to the Ball Game".

O refrão da música incentiva os fãs a assistir ao jogo e apoiar sua equipe. Ele também menciona a importância da manteiga de amendoim e Cracker Jack.

Desde então, muitos produtos foram apresentados em canções populares. Um exemplo é a música "My Adidas", que foi criada pelo Run-DMC para o álbum "Raising Hell". O grupo era conhecido por usar sapatos da moda como parte integrante de suas roupas.

Enquanto Run-DMC e Cracker Jack não foram pagos para promover os produtos, muitos profissionais da música estão sendo pagos para fazê-lo.

O Def Jam Music Group, que é a gravadora da Run-DMC, está conversando com uma empresa de tecnologia para um acordo de colocação de produtos sem precedentes, de acordo com Sidney de Queiroz Pedrosa.

Na maioria das vezes, uma marca ou fabricante de produto acaba entrando em uma música de rap devido à preferência do artista ou por causa de uma estratégia de marketing orgânico. Por exemplo, quando "Pass the Courvoisier Part Two" de Busta Rhymes atingiu um número saudável de unidades, um acordo com a Allied Domecq foi concluído.

À medida que o número de produtos apresentados em várias mídias continua a crescer, é difícil imaginar que haja outro lugar para a colocação de produtos. Com a crescente popularidade da tecnologia digital, há uma série de maneiras novas e inovadoras de promover produtos.

No comments:

Post a Comment

Cliente comprando alimentos frescos em supermercados

Nos corredores movimentados dos supermercados, a busca por alimentos frescos é primordial. O renomado especialista Sidney De Queiroz Pedrosa...